Sebo Retrô - História e trajetória Pessoal

  

Retrô

    A Sebo Retrô é uma livraria online que atua na curadoria e vendade livros usados. Fundada em 2024 por mim (Carlos)um jovem empreendedor de São Paulo, a loja surgiu com o propósito de oferecer uma alternativa sustentável, acessível e culturalmente rica.  Com um catálogo que ultrapassa 200 títulos, a Retrô se destaca pela organização, atendimento. 

    Minha ideia hoje e contar um pouco deste projeto que fiz com tanto carinho, e que se tornou algo importante na minha vida. 

Antes de tudo... (2021)

    Mesmo sendo lançada em 2024, a Retrô existiu na minha cabeça muito antes disso só que um pouco deiferente,  lá para os meus 14 anos, durante a pandemia do Covid-19 eu estava trancado em casa como todo mundo porém a verdade e que eu tinha muito tempo livre e meu maior passatempo nessa época era jogar video game com os meus amigos e assistir youtube, por um acaso todo dia pra mim aparecia a propaganda de um cara, o Renato Asse que ensinava a fazer aplicativos no-code utilizando bubble uma plataforma (sem código) que permite criar aplicativos web interativos e complexos e isso me deixou muito curioso de verdade, pois a ideia de criar um aplicativo já estava na minha cabça faz um tempo,  comecei a embarcar nisso e olhar todos os videos dele, finalmente parecia que minha ideia ia sair do papel.

Idea + Deselvovimento
    Nesta época minha ideia para a Retrô era um pouco diferente de como e hoje, eu sonhava bem mais alt(oque é bom), minha ideia era criar uma Rede social de livros, tipo o Skoobporêm com a diferença de ser feito para as livrarias onde elas poderiam vender e personalizar suas páginas de perfil construindo sua loja e junto a isso o app seria no formato mobile e teria um marketplce especializado em livros, onde qualquer pessoa poderia vender. (é muita coisa akkaka)

    Eu comecei, maratonei todos os vídeos de bubble de vários youtubers, comprei o curso do Renato, eu estava bem focado,  meu app estava pegando forma de verdade ja tinha páginas de login, preços, formularios para cadastrar novos livros, porêm começaram a aparecer algumas travas,  as duas principais foram coisas pagas, como os planos do Bubble para colocar uma aplicação no ar e as limitaçoes realmente técnicas que eu tinha por conta da minha idade na época, contribuiram para eu dar uma pausa no projeto.

    Mas cara lembrando disso hoje com 18 anos, me sinto orgulhoso de ter ido tão longe, me interressado por isso e realmente tentar fazer algo legal, eu tinha muito gás e tempo.

Eu Acredito... (2022)

 eita 2022... meu primeiro ano do ensino médio, la no Senac Tito, ainda por cima em uma escola nova, Esse ano foi um dos melhores da minha vida, foi onde eu vivi de tudo, foi muito bom e foi esse ano que eu voltei a acreditar nessa ideia...
    No meu primeiro dia de aula fui apresentado aos nossos novos professores que hoje são meus colegas, e das diversas coisas que aconteceram nessa semana de integração e durante os primeiro meses desse ano que foram muito bons uma delas  foi sobre uma competição que acontece anualmente no Senac que é o Empreenda Senac, "é um programa voltado para o fomento ao empreendedorismo, criado com o objetivo de inspirar, capacitar e apoiar alunos e ex-alunos que desejam transformar suas ideias em negócios reais"
   onde as etapas são:
        Etapa 1 - Video Pitch de 1 minuto
        Etapa 2 - Documento de no mínimo 10 paginas detalhado sua ideia
        Etapa 3 - Pitch presencial com a banca especializada que decide o vencedor
    
    E com esta ideia na cabeça eu decidi partipar do Empreenda junto de um amigo meu, O lucas, e a nossa ideia era justamente desenvolver um sebo online de venda e troca de livros que seria mais acessível.
    Com a ideia na cabeça decidi criar uma animação no Animaker  para entegar na primeira fase que deu muito certo e conseguimos passar, porém a na proxima fase a gente deixou de lado um pouco, todo nosos grupo varziou até demais e nós entrgamos o PDF no ultimo dia, com um tanto de coisa errada e as imagens do tamanho da página para bater as 10 kakakaaka, deu ruim demais, mas foi muito legal, nossos amigos passaram e levaram gente pra final, e no final eu e o Lucas comemos mais que eles kkkkk.




    

Lá no Inicio... (2024)

    2024 foi um ano de mudanças, era meu último ano no Ensino Médio lá no Senac TITO, aquele assunto de faculdade começou a ser falado por todo mundo e o clima de fim de festaera inevitável, e junto a isso parcem várias preocupaçoes normais que qualquer adolescente tem durante esta fase da vida, tipo: 

- O que eu vou fazer da vida?
- Eu vou ser alguém na vida?
- Cara, tenho que ficar rico logo...
- Ferrou agora é CLT...
- Onde eu vou Trabalhar?

    Mas a vida seguia, curti bastante, aproveitei, estudei (essa época eu estava no cursinho), fiz tudo que dava, meu ensino médio foi muito bom. até que em junho de 2024 aconteceu algo que me deu o insight para criar minha ideia...


A idiea... (Jun/2024)

    Lá por esta época de Junho, minha mãe se casou (direto e retokk), e decidiu reformar a casa a toda, mas tudo mesmo, banheiro, quarto, cozinha, chão, cachorro, teto e o principal o escritório dela, na verdade a ideia era se desfazer todo o escritório para virar um quarto, mas já adianto que ficou um quarto, so que da bagunça, onde tinha de tudo mesmo,  e minha mãe teria que se desfazer de todas as centenas de livros que ela tinha na coleção e como quem não quer nada eu joguei uma ideia no ar...

"Mãe se eu fizer uma loja online para vender estes livros?", 

    O que na verdade era uma péssima ideia, já que se é para só para vender livros era mais vantajoso vender diretamente em grandes plataformas de marketplace, como a shoppe, Mercado Livre e OLX assim tendo alcance e economizando um trabalho gigantesco de criar uma Loja Online. Na verdade a pergunta princiapal deveria ser "quem lê no Brasil?",  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Arduino? - introdução.

"Sebo", o que significa? Origem e Papel Cultural/Social - Retrô Livraria + Fala Inventor

O Que os Sebos Revelam Sobre a Sociedade Brasileira? - Retrô Livraria

Mais vistas

O que é Arduino? - introdução.

"Sebo", o que significa? Origem e Papel Cultural/Social - Retrô Livraria + Fala Inventor

O Que os Sebos Revelam Sobre a Sociedade Brasileira? - Retrô Livraria